Sobre

rolar

Uma mudança de mindset para ressignificar nossa relação com a moda.

Olá, prazer!

Eu sou a Clara

AYNI É UM ESTILO

DE VIDA.

Minha primeira viagem ao Peru foi em 2015. Visitando comunidades tradicionais nos Andes, tive contato com a cultura inca através de seus descendentes que até hoje falam a língua indígena quechua. Foi então a primeira vez que ouvi a palavra ayni, que pode ser traduzida em português para reciprocidade.

Durante esta mesma viagem, tive a oportunidade de aprender mais sobre as técnicas têxteis artesanais dessas comunidades. Ver não apenas como os membros tecem e colorem suas roupas de maneira manual e natural, mas como é a interação deles com a natureza que os cerca.

A ideia desse projeto surgiu quando eu procurava soluções para o meu próprio comportamento de consumo de moda.

 

Tudo começou com o closet coletivo em Lisboa, Portugal.

Mais do que apenas um lugar para eventuais aluguéis de roupas para ocasiões especiais, a proposta foi de trazer uma mudança real de hábitos, um substituto para a necessidade impulsiva de comprar, uma chance de compartilhar o que não é usado no guarda-roupa e dar uma vida mais longa às nossas roupas.

 

Quem nunca quis uma camisa nova, mesmo com um guarda-roupa lotado? Acho totalmente natural querermos vestir algo diferente... A roupa reflete nossa expressão emocional e social. Mas, ao mesmo tempo, o comportamento impulsivo de compra inserido em nossa sociedade industrial contemporânea, combinado com promoções sem fim, nos faz possuir quantidades enormes de coisas desnecessárias.

 

De acordo com o mais recente relatório da Ellen McArthur Foundation:

"Aumentar o número médio de vezes que as roupas são usadas é a alavanca mais direta para capturar valor e evitar resíduos e poluição no sistema têxtil."

O closet coletivo foi criado justamente para oferecer mais uma alternativa ao consumo linear de moda. É um modelo de negócios centrado no acesso, ao invés de posse, permitindo que as pessoas tenham um serviço de assinatura de moda, trocando de roupas conforme suas necessidades do dia a dia.

Plantando hoje para colher amanhã...

A grande missão do projeto sempre esteve atrelada à sensibilização das pessoas quanto à indústria da moda. Através do closet percebi que os membros e pessoas interessadas já estavam muito mais alinhadas com os conceitos de lowsumerism e slow fashion.

Então, para alcançar e conscientizar mais pessoas, resolvi começar os serviços de mentoria de estilo pessoal e o curso online

 

MODA QUE TRANSFORMA.

AYNI Circular Fashion